top of page

Prêmio DASA com Veja Saúde 2022: vídeo explica premiação de pesquisadores da Immunogenic

A edição de 2022 do Prêmio DASA de Inovação Médica com Veja Saúde, uma das premiações nacionais mais importantes relacionadas a avanços médicos, destacou os trabalhos de pesquisadores da Immunogenic na ampliação da Triagem Neonatal pelo Teste do Pezinho. Os estudos receberam o prêmio na categoria "Inovação em Genômica". Um novo vídeo, que pode ser assistido a seguir, traz mais detalhes sobre o projeto e explica sua relevância na proteção da saúde dos pequenos. Confira:



Texto do vídeo:


O Teste do Pezinho é essencial para identificar doenças genéticas que, se não forem controladas, abalam o desenvolvimento e a saúde da criança. Há até pouco tempo, o exame disponível no SUS só detectava seis problemas, mas esta realidade está mudando, com o respaldo de uma Lei.


Dentro do Projeto de Ampliação da Triagem Neonatal está o Rastreamento das Imunodeficiências Primárias, condições que comprometem a imunidade e expõe os pequenos a ameaças como infecções de repetição. Essa inclusão só foi possível graças aos estudos coordenados pelo imunologista Antonio Condino-Neto. Na última fase dessa empreitada, conduzida pelo Instituto Pensi, o professor se uniu ao time da pediatra Fátima Fernandes para validar, em milhares de amostras de crianças brasileiras, técnicas de biologia molecular capazes de apurar falhas congênitas no sistema imune com 01 gota de sangue. O método se baseia na contagem de dois tipos de marcadores, o TREC e o KREC, que dão uma ideia de quão funcionais são as células de defesa do paciente.


Incorporada à rede pública paulistana, a inovação já beneficiou 200 mil bebês nascidos e testados, um passo descisivo para a expansão da Triagem Neonatal.

0 comentário

コメント


bottom of page