top of page

Teste do pezinho é destaque no Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde de 2022

Equipe formada por imunologistas renomados garante premiação na categoria Genômica; o projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Imunologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Instituto Pensi, ao longo de 10 anos e teve quatro fases de maturação.


São Paulo, novembro de 2022 – No dia 23 deste mês aconteceu a cerimônia da 5ª edição do Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde. Diversos laboratórios, pesquisadores e médicos de renome, competiram com trabalhos importantes para a comunidade médica em diferentes categorias. Nesta edição, a equipe formada pelo Laboratório de Imunologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Pensi, garantiu a premiação na categoria Genômica com o trabalho “Triagem Neonatal para Erros Inatos da Imunidade”. A cerimônia de premiação aconteceu de forma virtual e pode ser vista por meio deste link.



Dr. Antonio Condino-Neto, fundador da IMMUNOGENIC
Dr. Antonio Condino-Neto, fundador da IMMUNOGENIC

O projeto foi desenvolvido ao longo de 10 anos e teve quatro fases de maturação. O Dr. Antonio Condino-Neto, Professor Senior de Imunologia do ICB USP e fundador da Immunogenic, start up e spin off do Laboratório de Imunologia Humana do ICB USP e primeiro especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, destaca a aliança estratégica e o fundamental apoio da Dra Fatima Fernandes, diretora do Instituto Pensi, e aponta importantes parcerias com redes de hospitais e maternidades do país, destacando o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic de Campinas, e APAE SP/Instituto Jô Clemente.



Com o objetivo de identificar aplicações diretamente benéficas para a comunidade médica, avançando no diagnóstico precoce, e consequentemente, no tratamento de doenças imunológicas, a Immunogenic tem um papel bastante significativo ao transpor a pesquisa acadêmica para aplicação no mundo real, aponta o médico.


“Somos pioneiros no desenvolvimento de uma tecnologia de alta sensibilidade e comprovadamente eficaz. Atualmente, o nosso laboratório desenvolve a fase translacional do projeto”, explica o dr. Condino.

Diretor de Operações da IMMUNOGENIC, dr. Edgar Borges de Oliveira Jr.
Diretor de Operações da IMMUNOGENIC, dr. Edgar Borges de Oliveira Jr.

Em parceria com o Instituto Jô Clemente e a Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo, a Immunogenic foi capaz de triar cerca de 200 mil crianças desde fevereiro de 2021. Esse trabalho permitiu identificar 7 casos de imunodeficiência combinada grave (SCID), 1 caso de agamaglobulinemia congênita, 1 caso de leucemia congênita, além de vários outros de imunodeficiências menos graves, o que já demonstra sua relevância para a comunidade.


Segundo Antonio Condino-Neto, a parceria mostra que a tecnologia pioneira da Immunogenic está perfeitamente calibrada com o DNA brasileiro, e também destaca a importância do seu sócio, o Dr. Edgar Borges de Oliveira Jr, diretor de operações da empresa.


“A premiação é o resultado de um trabalho sério em prol da saúde e bem-estar dos brasileiros, em especial das crianças. Por essa razão, a inovação e a busca por melhorias no diagnóstico precoce e tratamento precisam continuar avançando”, finaliza.

A curadoria do prêmio coube a Veja Saúde. Já o troféu foi encaminhado para os vencedores Dr Antonio Condino Neto e Dra Fatima Fernandes, diretora do Instituto Pensi. Para informações adicionais, consulte o site.

Sobre a Immunogenic


A Immunogenic é o primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho. A empresa é resultado do processo de spin-off do Laboratório de Imunologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo.


A experiência e conhecimento no meio acadêmico tornam a Immunogenic a única no segmento da saúde a oferecer uma linha de cuidado médico e científico na área de imunodeficiências primárias. A empresa lidera ainda um avançado programa de pesquisa neonatal no Brasil e é referência em análises, diagnósticos e pesquisa científica em imunodeficiências primárias.

O programa conta com o apoio da Fundação Jeffrey Modell de imunodeficiências, nos Estados Unidos, e colaboração com Universidade de Massachusetts, Universidade do Sul da Flórida e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos; da Universidade de Leiden, na Holanda; e da Universidade Karolinska, na Suécia. O laboratório foi incubado no CIETEC, polo de startups da Universidade de São Paulo (USP), e pelo programa de aceleração Eretz.bio, do hospital Albert Einstein. Mais informações no site.

Informações à imprensa

Seven PR | immunogenic@sevenpr.com.br

0 comentário
bottom of page